DescriptionAvião de rebeldes pega fogo em Aragarças.jpg
English: Campanella NetoRendição de amotinados. Aragarças, GO, dez. 1959Impressão digital em jato de tinta sobre papel de algodão. Campanella Neto/CPDOC JB“Seqüestrado com outros passageiros e a tripulação de um Constellation da Panair pelo major revoltoso Eber Teixeira Pinto, Campanella desceu em um campo de pouso da FAB em Aragarças, no interior de Goiás, QG dos revoltosos. O grupo, entre ele o senador Remi Archer, foi confinado em um hotel fazenda perto do campo, sempre vigiado por sentinelas.”“Campanella conseguiu driblar a vigilância dos soldados e enviar três telegramas de uma cidade vizinha, para seu editor-chefe, Joel Silveira, para o presidente do Senado e para o marechal Lott, então ministro da Guerra – no avião também viajava o corpo embalsamado de um tenente da Aeronáutica, sobrinho de Lott, acompanhado da viúva.”A notícia chegou aos revoltosos pelo Repórter Esso: “Heron Domingues entra com seu vozeirão para anunciar a primeira notícia do dia: ‘Telegramas enviados pelo jornalista Campanella Neto denunciaram que Aragarças é o esconderijo dos revoltosos...’”. Campanella “não conversou... olhou prolado e saiu de fininho, e, depois, correu para o mato para se esconder. De lá, foi vendo um a um dos aviões decolando rumo ao exílio, um deles levando como reféns os políticos”.
This photograph is in the public domain in Brazil because it was created there before 19 June 1998 and, according to the 1973 Brazilian copyright law, is not considered to be an artistic creation. This applies to documentary photographs in general (commercial or not), as well as non-artistic photographic portraits. See here for some guidance on this.
This work is in the public domain in the United States because it meets three requirements:
it was first published outside the United States (and not published in the U.S. within 30 days),
it was first published before 1 March 1989 without copyright notice or before 1964 without copyright renewal or before the source country established copyright relations with the United States,
it was in the public domain in its home country (Brazil) on the URAA date (1 January 1996).
The 1973 law was in force until being replaced by the current (non-retroactive) Law 9.610 of 19 February 1998 (see translation), which came into effect on 20 June 1998. Photographic works produced after that date follow the Law 9.610 regulations.
Captions
Add a one-line explanation of what this file represents
Fim da Revolta do Aragaças, em 3 de dezembro de 1959
Uploaded a work by Campanella Neto from https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/em-1959-militares-sequestraram-aviao-com-passageiros-e-tentaram-derrubar-jk with UploadWizard
Campanella NetoRendição de amotinados. Aragarças, GO, dez. 1959Impressão digital em jato de tinta sobre papel de algodão. Campanella Neto/CPDOC JB“Seqüestrado com outros passageiros e a tripulação de um Constellation da Panair pelo major revoltoso Eber Teixeira Pinto, Campanella desceu em um campo de pouso da FAB em Aragarças, no interior de Goiás, QG dos revoltosos. O grupo, entre ele o senador Remi Archer, foi confinado em um hotel fazenda perto do campo, sempre vigiado por sentinelas.”“Campanella conseguiu driblar a vigilância dos soldados e enviar três telegramas de uma cidade vizinha, para seu editor-chefe, Joel Silveira, para o presidente do Senado e para o marechal Lott, então ministro da Guerra – no avião também viajava o corpo embalsamado de um tenente da Aeronáutica, sobrinho de Lott, acompanhado da viúva.”A notícia chegou aos revoltosos pelo Repórter Esso: “Heron Domingues entra com seu vozeirão para anunciar a primeira notícia do dia: ‘Telegramas enviados pelo jornalista Campanella Neto denunciaram que Aragarças é o esconderijo dos revoltosos...’”. Campanella “não conversou... olhou prolado e saiu de fininho, e, depois, correu para o mato para se esconder. De lá, foi vendo um a um dos aviões decolando rumo ao exílio, um deles levando como reféns os políticos”.