This is not a Wikipedia article: It is an individual user's work-in-progress page, and may be incomplete and/or unreliable. For guidance on developing this draft, see Wikipedia:So you made a userspace draft. Find sources: Google (books · news · scholar · free images · WP refs) · FENS · JSTOR · TWL |
Eco-complexidade é uma obra de um autor brasileiro chamado Sandro Vidotto, publicada em 2020.
Trata-se de um modelo de “futurição” mesclando conceitos de construção de cenários e complexidade para a busca de oportunidades futuras.
O autor considera a sobrevivência das organizações como resultado direto da sua capacidade de interagir com o ambiente e que, nesse contexto, o pensar estratégico é essencial. No livro há uma breve história da evolução do pensamento estratégico indicando colaborações da biologia, sociologia, teoria dos jogos, teoria dos sistemas e esforços de guerra na evolução das técnicas de construção de cenário futuro no mundo dos negócios. A novidade proposta pela teoria é a substituição das concepções uni ou bidimensionais da construção de cenários pela análise complexa nos 15 subsistemas que regem a vida humana. Essa atividade inclui um conjunto de palavras gatilho que estimulam insights .
A ferramenta é conceituada pelo autor como uma forma para perceber e pensar o futuro de modo completo, inter-relacionando impressões. Ela, a Eco-complexidade, propõe a projeção de eventos atuais e a avaliação de suas implicações nos diversos subsistemas que regem a vida comunitária futura. Por isso a junção das palavras “eco”, como ideia de reverberação, mais “complexidade”. Os eventos são como uma nota musical única, que, quando reverbera, compõe uma melodia. Entender a música que será tocada: essa é a intenção!
References
editVidotto, Sandro. Eco-Complexidade: um modelo de futurição para tempos complexos/Sandro Vidotto. – São Paulo (SP): Ideia Viva, 2020. 89p.: 21 cm.
External links
edit