José Olympio Pereira José Olympio Pereira nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de maio de 1962. Foi batizado em homenagem ao avô, o livreiro carioca fundador da editora José Olympio, atualmente integrada ao grupo editorial Record. Seu pai, Geraldo Jordão Pereira, fundou as editoras Salamandra e Sextante, hoje administradas por seus irmãos, Marcos e Tomás da Veiga Pereira.

José Olympio Pereira
miniaturadaimagem|centro
   
Nome: José Olympio da Veiga Pereira
Nacionalidade: Brasileira
Cidade natal: Rio de Janeiro
Nascimento: 18 de maio de 1962
   

História

edit

José Olympio Pereira é presidente do banco Credit Suisse no Brasil [1], cargo que passou a ocupar a partir de 2012 (A). No banco suíço desde 2004, Pereira também tem passagens pelo Citigroup[2], de 2001 a 2004, como Head de Investment Banking para o Brasil e Co-Head para a América Latina. Entre 1998 e 2001, presidiu a subsidiária brasileira do banco de investimentos Donaldson, Lufkin & Jenrette.

Com a trajetória marcada no segmento bancário, Pereira iniciou sua carreira no Banco de Investimentos Garantia[3] (B), em 1985, onde permaneceu por 13 anos.  Formado em engenharia civil pela PUC do Rio de Janeiro[4], Pereira nunca chegou a exercer a profissão, uma vez que se interessou pela carreira no mercado financeiro logo que finalizou a graduação. (C)

Com MBA em Harvard[5] (D), seu currículo inclui um grande número de transações de fusões e aquisições e ofertas de ações e de dívidas, como a fusão entre a cervejaria belga Interbrew[6] e a brasileira Ambev[7], a abertura de capital e pulverização do controle da Lojas Renner[8] e a fusão da Bovespa[9] e da BM&F[10]. Em 2008, foi escolhido como o "Melhor Banqueiro" dos últimos 20 anos pela Revista LatinFinance.(C) Olympio é um dos homenageados do Livro 100 Personalidades da História do Mercado de Capitais Brasileiro, editada pela Revista Capital Aberto de 2011.

Pereira é colecionador de arte contemporânea brasileira. Contribui para vários museus no Brasil e no exterior, participando nos conselhos dessas instituições.

No Brasil, é presidente do Conselho da Pinacoteca do Estado de São Paulo[11] e membro do Conselho do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Em Nova York, participa do Board of Trustees of The New Museum e do The International Council of The Museum of Modern Art – MoMA. Em Madri, participa do Patronato da Fundação Reina Sofia; em Londres, do Conselho do Tate Modern[12]; e, em Paris, da Fundação Cartier para a Arte Contemporânea (E). Também faz parte do Conselho da ONG SOS Mata Atlântica.(16) (F)]

  • Elemento de lista com marcas
edit

Referências

edit