This is not a Wikipedia article: It is an individual user's work-in-progress page, and may be incomplete and/or unreliable. For guidance on developing this draft, see Wikipedia:So you made a userspace draft. Find sources: Google (books · news · scholar · free images · WP refs) · FENS · JSTOR · TWL |
Jean Coullete
editJean Coullete (Grenoble,1837 - Coimbra1883) foi um aristocrata francês no século XVIII, filho bastardo de Maximiliano de Beauharnais. Ele foi assessor de Jules de Polignac (primeiro-ministro da França entre 8 de agosto de 1829 a 29 de julho de 1830) durante apenas um mês.
História
editJean Coullete foi um filho bastardo de Maximiliano de Beauharnais. Seus avós paternos foram Eugénio de Beauharnais (filho adotivo de Napoleão I) e a princesa [[Princess Augusta of Bavaria|Augusta da Baviera]). Jean Coullete é conhecido como o inventor do colete. Caído em desgraça no seio da aristocracia francesa depois de vários escândalos relacionados com necrofilia zoofílica, exilou-se do país e instalou-se entre a comunidade boémia de estudantes em Coimbra. Nos seus primeiros dias em Portugal Jean Coullete possuía apenas uma muda de roupa, ao terceiro dia a sua única camisa já se encontrava sem mangas e colarinho. Não querendo denegrir a sua reputação perante a comunidade estudantil coimbrense, Jean Coullete vestiu a sua camisa e afirmou que não se tratava de uma camisa estragada mas sim de uma nova peça de roupa que ele havia inventado, o colete. Assim, além de ser o inventor do colete Jean Coullete também é responsável pelo uso do colete no traje académico.