Tríade de Avatamsaka
A Tríade de Avatamsaka, Tríade de Vairocana, Tríade de Shakyamuni ou Tríade de Shakya é um trio de imagens budistas Mahayana, comum nos países da Ásia Oriental, representando um Buda Central, podendo ser Vairocana, Locana ou, mais comumente, Shakyamuni, sendo servido por dois Bodisatvas, sendo Manjushri e Samantabhadra os mais comuns, mas podem ser Bhaisajyaraja e Bhaisajyasamudgata, Avalokiteshvara e Ksitigarbha, Padmapani e Vajrapani, Avalokiteshvara e Maitreya, Ananda e Mahakashyapa ou Shariputra e Maudgalyayana.
Nas tríades mais comuns, Bodisatva Manjushri tende a aparecer no lado esquerdo da figura principal e Bodisatva Samantabhadra tende a aparecer no lado direito. Isso ocorre em maior número no estatuário budista japonês, devido aos sistemas de normas laterais no posicionamento de imagens japonesas, podendo have excessões.
Comumente aparece como Imagem Principal de Templos do Zen Budismo, na escola Huayan, na escola Tiantai e em outras escolas que levam o Buda Shakyamuni ou Vairocana como figura principal, entretanto aparece menos no Budismo Shingon esotérico. Em templos do Budismo Terra Pura chineses, a tríade de Amitabha é mais comumente representada, entretanto, muitos possuem o Salão do Grande Herói, que podem aparecer guardando a tríade de Shakyamuni. No Japão templos da escola Jodo Shu e outras escolas derivadas, a tríade aparece nas instalações superiores dos Portões dos Templos.