PROUT ou Teoria de Utilização Progressiva é uma teoria sócio-económica desenvolvida em 1959 pelo filósofo indiano Prabhat Rainjan Sarkar. PROUT é uma filosofia que sintetiza as dimensões físicas, mentais e espirituais da natureza humana. Descreve uma alternativa aos paradigmas sócio-económicos do capitalismo e do comunismo.
A PROUT não se foca apenas na economia mas também em toda a existência humana individual e colectiva - física, educacional, social, política, mental, cultural e espiritual - no paradigma do crescimento colectivo. Os valores cardinais da teoria são aqueles do neo-humanismo, que tem em consideração o bem-estar e felicidade de todos os seres vivos; plantas, animais e seres humanos.
Cinco factores fundamentais
editPROUT descreve cinco princípios básicos que contribuem para o desenvolvimento sustentável e equilibrado da sociedade.
- Limitação da acumulação de riquezas físicas.
- Máxima utilização e distribuição racional de todas as potencialidades do planeta.
- Máxima utilização de todos os indivíduos e potencialidades colectivas.
- Ajuste apropriado entre todas as utilizações.
- Os métodos de utilização que variam consoante o tempo, espaço e pessoa e são de natureza progressiva.
Princípios chave
editAs necessidades básicas devem ser garantidas a todos, incluindo comida, abrigo, roupas, educação e cuidados médicos. Suficiente poder de compra também deve ser garantido a todos. Outros princípios chave são a democracia económica, liderança moral, liberdade individual, diversidade cultural, direitos das mulheres e governo mundial.